segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

Voltando pra casa


Olá a todos.

Por aqui eu vou bem, superando os obstáculos, me organizando e arrumando as malas, os brinquedos, as coisas...
Estou muito atarefada pois decidimos depois de 6 anos voltar a nossa terra, o Rio de Janeiro.
Viver distante de onde você nasceu, cresceu e se educou é bom durante um tempo, você conhece outras coisas, percebas mais algumas outras, topa com pessoas queridas, aprende a respeitar as diferenças, outras você tenta, descobre como se vive na calma ainda por aí, descobre que o Brasil é tão grande e diferente que você por muitas vezes se sente em outro país. Se surpreende também com coisas que não são nada boas. E o preconceito?? Existe muito por aí e vocês nem imaginam...
Com o tempo, vão se criando buracos, ou melhor vazios no peito, que fica difícil até andar pela rua, porque você não se sente dalí.
A dificuldade de se conviver em um lugar onde tudo é diferente do que você aprendeu é uma tarefa trabalhosa e por vezes difíceis.
Quer um exemplo? Imagina que você está falando com alguém que não fala a sua língua e a pessoa não entende? Você tenta se fazer entender com gestos e nada...Não é um desespero? Pois é às vezes parece isso. Sabe, se reflete nas coisas mais simples desde o bom dia até na medicina e na educação...ai a Educação (escola)...
Eu aprendi muita coisa nestes 6 anos, conquistei muitas outras, fui muito feliz, mas é chegada a hora de voltar, andar na rua e perceber que alí tudo me pertence, as pessoas falam como eu, e não riem do meu xxxxxxxxx ou mesmo perguntam de onde sou e ao saber de se armam em desconfiança.
Isso também aprendi, como o carioca e o paulista são incríveis né? Não nos prendemos a de onde você é, você fala engraçado ou diferente, estamos acostumados a dividir o espaço com todas as cores, credos e sotaques.
Estou feliz demais, por voltar, por ter vindo, por começar novamente, como é bom recomeçar.
Acredito muito que é preciso viver de forma completa principalmente para aprender, mas acredito que decidimos por onde ir e com quem ir.
Um beijo e fiquem com Deus!
Carla

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Páginas